Deputada Teresa Leitão critica erros do Governo Federal na última edição do Enem

As falhas verificadas na realização do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram tema do pronunciamento da deputada Teresa Leitão (PT) na Reunião Plenária desta terça (4). Na avaliação da parlamentar, o Governo Federal demonstrou incompetência para gerenciar o certame, fato que comprometeu a confiança dos estudantes no processo seletivo realizado há 20 anos no País.

“O Enem é uma operação logística muito complexa, envolvendo mais de 300 mil pessoas na organização, aplicação e correção de cerca de 3,9 milhões de provas. Os erros cometidos pelo Governo Federal afetaram a lisura da prova”, observou a petista, referindo-se aos problemas encontrados na correção dos exames de 5.974 estudantes.

A parlamentar criticou, ainda, a postura do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Educação, Abraham Weintraub, diante do ocorrido. “O ministro, em vez de solucionar o problema, preferiu dizer que os alunos que reclamaram da correção eram ‘esquerdistas’. Já Bolsonaro buscou justificar a incompetência alegando sabotagem”, afirmou.