Brasil tem 1º caso suspeito de Coronavírus

Microscopic view of Coronavirus, a pathogen that attacks the respiratory tract. Analysis and test, experimentation. Sars. 3d render

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso suspeito de Coronavírus no Brasil. Trata-se de uma paciente, internada em Minas Gerais, e que teria viajado para a cidade de Wuhan no período de circulação do vírus.

A confirmação foi feita pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na manhã desta terça-feira (28), durante entrevista coletiva.

“Informações em portos, aeroportos… Ano passado tivemos vários navios chegando com pessoas com sarampo. Nós não sabemos ainda, mas a maior parte dos turistas que vem pro Brasil nessa época são mais do Ocidente, tem menos turista asiático. Mas mesmo assim portos e aeroportos terão indicações, mas não temos nenhuma medida além das que estão sendo mencionadas, lavar as mãos, higiene… Mas nada específico sobre Carnaval”, afirmou Mandetta.

O ministro também determinou que, caso seja confirmado, as pessoas que tiveram contato com essa paciente desde sua saída da China serão monitoradas.

“Nossa vigilância em Saúde no Brasil é considerada um padrão bom, pela capacidade do SUS de ser municipal. Então qualquer rumor é avaliado, mesmo os menores rumores. Foram 7.020 rumores, o que era fato ou digno de avaliação tivemos 127 e desses 127, apenas um caso de monitoramento e investigação. Pessoas que tiveram contato com essa paciente estão sendo monitoradas, 14 pessoas neste momento. Se o caso confirmar, tem de ver o voo, os passageiros próximos. Mas nesse momento ninguém próximo está com sintomas”.

Com 106 mortes já confirmadas e mais de 4.500 pessoas infectadas na China, vários países, como Estados Unidos, França e Japão, estão se mobilizando para retirar seus cidadãos de Wuhan, região que é o epicentro da epidemia de Coronavírus.