Pernambuco é um dos estados com possibilidade de surto de dengue a partir de março

Resultado de imagem para aedes aegypti

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (15) que um novo surto de dengue pode acometer 11 estados brasileiros, a partir de março deste ano. Pernambuco está nesta lista. O alerta ocorre porque, no fim de 2018 o tipo 2 do vírus da dengue voltou a circular depois de 10 anos e vem encontrando populações suscetíveis à doença. Segundo a pasta, altas temperaturas e chuvas intensas também são condições ambientais propícias para a proliferação do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti). Em Pernambuco, o Índice de Infestação Predial do 6º Ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, divulgado no último Boletim das Arboviroses, registrou que 34 municípios estão em situação de risco de surto, 91 em situação de alerta e 59 em situação satisfatória.

Questionada sobre quais trabalhos estão sendo desenvolvidos para tentar minimizar um possível surto de dengue no estado, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que, embora as ações de controle sejam de competência municipal, tem-se investido no monitoramento das situações ambientais das cidades através da informatização dos agentes de endemias para cobrar dos municípios ações de controle mais ágeis através da plataforma e-visit@PE. Nesse espaço online, serão divulgadas informações como a área de atuação dos agentes de endemia, casas visitadas, focos positivos para o Aedes aegypti, quais foram tratados, entre outras informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rádio Web Acauã HD Full

Provedor de Internet em Afogados da Ingazeira – PE

Carlos Master Developer
Hospedamos Sites e Rádios Web. Desenvolvemos Sites, Logo-Marcas e Tampletes. Recuperamos Arquivos de HDs” e Pendrives Danificados. Assistência Técnica em Todos os Tipos e Marcas de Computadores.