Aprovados em concurso do Corpo de Bombeiros fazem manifestação

 (Foto: divulgação)

Parte dos 245 aprovados remanescentes do concurso de praças do Corpo de Bombeiros Militar, realizado em 2017, fizeram um protesto, nesta quinta (24), na frente da Secretaria de Planejamento e Gestão, na Rua da Aurora, no Centro do Recife, pedindo a convocação para ocuparem as vagas na corporação. Os manifestantes afirmam que o déficit de profissionais na categoria é superior a 70%.

Uma comissão dos concursados foi recebida por um representante do governo, no Palácio, e informada das limitações na contratação por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal. Em novembro de 2017, 300 candidatos do concurso foram chamados. Em junho do ano seguinte, foi publicada portaria prevendo a convocação dos remanescentes.

Antes desse chamado, a última turma tinha sido formada em 2011, com 508 soldados. Além disso, até dezembro de 2021, 244 praças estarão aposentados.

O governo chegou a anunciar, em outubro de 2017, durante as comemorações dos 130 anos da corporação, a contratação de 585 homens para reforçar o efetivo até o final do ano passado.

Confira a nota da Secretaria de Defesa Social (SDS):

“A Secretaria de Defesa Social (SDS) informa que o concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) foi aberto em 2017, com a oferta de 300 vagas. Já em 2018, os candidatos até essa colocação foram chamados, cumprindo integralmente a previsão de vagas do edital. O novo efetivo integrado à corporação no ano passado foi fundamental para a ampliação do Corpo de Bombeiros em todo estado, a exemplo dos novos grupamentos em Surubim e Carpina, além de seções em Pesqueira, Bonito,Toritama, São José do Egito, São José Belmonte e Santa Maria da Boa Vista.

A SDS informa ainda que o concurso está em vigor e há possibilidades de novas convocações, tão logo o estado reúna condições fiscais para absorver o impacto de acréscimo de pessoal.

Desde 2015, o Governo de Pernambuco nomeou mais de sete mil servidores para a Segurança Pública, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros. Esse reforço de efetivo possibilitou não apenas a redução significativa de todas as modalidades criminosas, mas a prevenção de incêndios, o aumento de resgates e fiscalizações. Essas convocações, assim como o pagamento em dia dos salários, foram possibilitadas pela responsabilidade com as contas públicas.”