Teresa Leitão comenta campanha salarial dos jornalistas

A deputada Teresa Leitão (PT) destacou, na Reunião Plenária desta segunda (14), a campanha salarial liderada pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope). A parlamentar ressaltou as dificuldades enfrentadas pela categoria e tratou da rodada de negociação, feita no último dia 8, com representantes de veículos de comunicação. Na avaliação dela, os patrões demonstraram intenção de “deter o avanço de novas pautas, além de retirar direitos e conquistas consolidadas”.

Segundo a petista, as empresas insistem em extinguir a remuneração em dobro aos domingos e querem aumentar o prazo de pagamento das horas extras trabalhadas em regime de banco de horas dos atuais 60 para 180 dias. Teresa também indicou que, quanto ao reajuste salarial, elas não aceitam discutir nada além de 3,26%, com base no INPC. A deputada afirmou, ainda, que o sindicato se mantém mobilizado e espera obter avanços na próxima rodada de negociação, marcada para o dia 29.

“O piso salarial dos jornalistas de Pernambuco é o mais baixo do Nordeste e um dos menores do Brasil”, prosseguiu a parlamentar. “Em tempo de fake news, a ética do bom jornalismo depende de profissionais preparados, conscientes de que seu papel é fundamental para a democratização das comunicações, o bem-estar da sociedade e a formação de opinião. É uma categoria que merece todo o nosso respeito.”

Religião – No mesmo pronunciamento, a deputada do PT cumprimentou a comunidade católica pela canonização de Irmã Dulce, no domingo (13), pelo Papa Francisco. A religiosa baiana passou a se chamar Santa Dulce dos Pobres. “Esse título é muito importante em um momento em que as desigualdades sociais no Brasil se aprofundam. Pensar e trabalhar para a inclusão dos pobres é uma tarefa santa, mas é também uma tarefa pública de todos os governantes”, disse.