Especialistas e deputados defendem instalação de usina nuclear em Itacuruba

A proposta de instalação de uma usina nuclear em Itacuruba, no Sertão de Itaparica, foi debatida pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Alepe, em reunião extraordinária na manhã desta segunda (7). Especialistas da área defenderam a instalação do empreendimento, ressaltando o desenvolvimento que o projeto pode levar à região. À tarde, o assunto repercutiu na Reunião Plenária, com pronunciamento do deputado Antonio Fernando (PSC), que recebeu apartes.

A ideia de construir uma usina nuclear em Itacuruba começou a ser discutida em 2011, a partir de estudos promovidos por um programa de expansão da energia nuclear brasileira. A cidade foi escolhida pela Eletronuclear como a melhor opção para a instalação das primeiras usinas do tipo na Região Nordeste.

Como o aumento da população e a diminuição das chuvas, a matriz elétrica brasileira, que é 65% hidráulica, tem sofrido sérios comprometimentos. A afirmação foi feita pelo diretor de Operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique de Araújo Neto. “O Nordeste tem vocação para ser uma região exportadora de energia elétrica, mas, para isso, é necessário planejamento e uma matriz energética diversificada e segura, que possa atender o consumidor a qualquer momento”, informou.

Tramitação – O deputado Alberto Feitosa (SD) é autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 9/2019, que permite a instalação de usinas nucleares em Pernambuco. Em defesa da matéria que ainda tramita na Alepe, ele considera que não se pode prescindir de investimentos que podem gerar milhares de empregos e trazer retorno financeiro ao Estado e aos municípios.

Feitosa afirmou que o receio das pessoas em relação à instalação de uma usina nuclear em Pernambuco é proporcional ao desconhecimento que elas possuem sobre o assunto. Por isso, ele afirmou que vai sugerir ao Governo do Estado que promova ações educativas que ajudem a tirar as dúvidas da população. “O esclarecimento é fundamental para que a gente possa não só ter o equipamento, mas, também, oportunizar às pessoas opinar de maneira correta.”

O eventou contou ainda com a participação do prefeito de Itacuruba, Bernardo Maniçoba, dos deputados Antonio Fernando, Henrique Queiroz Filho (PL), José Queiroz (PDT), Joel da Harpa (PP), Sivaldo Albino (PSB), Waldemar Borges (PSB) e William Brígido (REP), além de representantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Pernambuco (UPE).

Entre os dias 16 e 18, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Alepe vai visitar as instalações das usinas nucleares de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O objetivo é conhecer os detalhes do funcionamento e das medidas de segurança e proteção ambiental do empreendimento.