Campanha de vacinação contra o Sarampo segue até 25 de outubro em PE

Resultado de imagem para campanha de vacinação sarampo 2019

Postos de saúde de todo o Estado já estão abastecidos com a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) para a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que começa nesta segunda-feira (7). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Pernambuco recebeu 170 mil doses, já distribuídas aos municípios, para imunizar apenas crianças entre 6 meses e menos de 5 anos que ainda não iniciaram ou não finalizaram o esquema vacinal.

Até 27 de setembro, 731 casos suspeitos de sarampo foram registrados no Estado: 242 foram descartados, 23 confirmados e os demais estão em investigação. Em agosto, um bebê de sete meses morreu em Taquaritinga do Norte, no Agreste do Estado, vítima da doença.

Nesta fase da campanha, que segue até o dia 25, com Dia D marcado para 19, a vacinação será voltada exclusivamente para os pequenos. Segundo a SES, a primeira dose da tríplice viral deve ser aplicada em todas as crianças que têm entre 6 e 11 meses, a segunda aos 12 meses e, por fim, a terceira deve ser ministrada em meninos e meninas aos 15 meses. A pasta lembra ainda que, a partir dos 2 anos, se a criança não tiver iniciado o esquema vacinal, as doses devem ser aplicadas com intervalo de um mês entre elas. No dia 18 de novembro começará a segunda etapa da campanha, direcionada a adultos entre 20 e 29 anos que não estejam com a vacinação em dia.