Arcoverde: Ministério Público questiona SDS sobre transferência de delegado

Transferência do delegado Israel Lima Braga Rubis causou estranhamento entre MPPE e SDS. Foto: Reprodução/Facebook

Em Arcoverde, a transferência do delegado Israel Lima Braga Rubis virou alvo do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Nesta quarta-feira (2), o órgão entrou na Justiça contra o Estado de Pernambuco, com o fito de conseguir uma liminar que suspenda a retirada do policial da cidade. O MPPE afirma não ver motivos para a decisão, tomada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) no último dia 28.

O documento é assinado pelo promotor de Justiça de Arcoverde, Bruno Miquelão Gottardi. “O o interesse público reflete-se na ampla adesão aos movimentos sociais em prol da permanência do delegado em Arcoverde. A própria população tem manifestado o interesse na permanência da referida autoridade policial porque sente, de fato, a melhora na segurança pública em Arcoverde e região”, diz o magistrado.

O promotor Bruno ainda afirma que a saída de Israel pode comprometer o trabalho da Polícia Civil no município. “Ante as diligências do referido procedimento ainda em curso, bem como a já declarada existência de fato da remoção de ofício do delegado de Polícia, por parte da Secretaria de Defesa Social, é necessária e urgente a tutela antecipada antecedente à ação principal”, destaca.

A transferência de Israel foi oficializada em 28 de setembro, no boletim geral da SDS. A portaria, assinada pelo secretário de Defesa Social Antonio de Pádua, removeu o delegado da Delegacia Seccional de Arcoverde para a 6ª Delegacia de Polícia de Repressão ao Narcotráfico, localizada em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata.

Israel foi responsável por ações policiais como a Inocência, Boas Festas, Shotgun, Cruzeiro de Sangue, Carnaval Seguro, Pacificação, Moxotó e Narcos, entre os anos de 2018 e 2019.

Questionada, a Polícia Civil de Pernambuco afirma que “transferências de profissionais são corriqueiras e naturais em qualquer órgão público” e que “os servidores públicos devem ir ao encontro da necessidade da população e também atuar de forma integrada dentro plano estratégico de segurança que traga resultados na redução da criminalidade”.

Ainda, a instituição sustenta que Israel “continua na presidência de inquéritos que envolvem corrupção ou agentes públicos”, rebatendo as insinuações de que a transferência tenha motivação política. “A Polícia Civil está à disposição do MPPE para fazer os devidos esclarecimentos e desfazer os mal-entendidos que cercaram essa medida puramente administrativa de gestão dos seus recursos humanos”, conclui a PCPE, em nota.

Procurado, o delegado Israel não quis se manifestar. Entretanto, nas redes sociais, muitas são as mensagens de moradores da cidade se solidarizando. “Vamos continuar na luta viu para que você venha para Arcoverde”, declarou Aldenice Batista. “Tenho fé que o senhor vai voltar pra nossa cidade”, pontuou Karina Silva.