Reforma da Previdência: como votaram os senadores do Nordeste

Roque de Sá / Agência Senado

Com um placar de 56 votos a favor e 19 contra, o Senado aprovou na noite dessa terça-feira (1), o texto base da reforma da Previdência em primeiro turno. Os destaques começaram a ser votados, mas pouco depois da de meia-noite, a sessão foi suspensa e será retomada nesta Às 11h desta quarta feira (2)

Dos 27 Senadores do Nordeste, houve apenas uma ausência e 26 compareceram na sessão. No total, a votação entre os representantes do Nordeste no 1° turno ficou com o placar de 14 votos a 12. A reforma precisava de, pelo menos, 49 votos favoráveis para ser aprovada.
Entre os senadores pernambucanos, o líder do Governo, Fernando Bezerra Coelho, e Jarbas Vasconcelos (ambos do MDB) votaram a favor da reforma. O voto contra foi de Humberto Costa (PT).

Outro destaque da votação foram os representantes de Alagoas, Renan Calheiros (MDB) e Fernando Collor (PROS), que votaram contra a reforma.

Dos nove estados do Nordeste, o Piauí foi o único em que os três representantes, Ciro Nogueira (PP), Elmano Férrer (PODE) e Marcelo Castro (PP), foram favoráveis na votação.

Em relação aos destaques que voltam a ser discutidos hoje, três dos dez foram rejeitados ou tirados da votação. Até agora, o único aprovado foi a sugestão do Cidadania, para garantir a continuidade do abono salarial dos trabalhadores de baixa renda pago com recursos do FAT

O calendário previsto inicialmente por Alcolumbre sofreu alguns atrasos e a votação do segundo turno da reforma tem a previsão para acontecer no próximo dia 15.