Assembleia Legislativa contempla Sertão do Pajeú com curso sobre novas regras eleitorais

PARTICIPAÇÃO - Para essa edição, foram contabilizados 300 inscritos. Foto: Rafaela Hipólito.

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta (19), mais uma edição do curso Eleições Municipais 2020 | Novas Regras na região do Sertão do Pajeú. O evento contou com a presença do presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, e do deputado licenciado e secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes. A iniciativa reforça a diretriz de aproximação do Parlamento Estadual com a sociedade.

Através da parceria entre a Escola do Legislativo e a Escola Judiciária Eleitoral, a Câmara de Vereadores de Serra Talhada recebeu palestras de especialistas sobre prestação de contas de campanha, propaganda eleitoral, extinção das coligações proporcionais e expectativas para o pleito de 2020. Além das unidades de ensino, o curso também conta com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e a União dos Vereadores de Pernambuco (UVP).

Os palestrantes foram o chefe da seção de auditoria de contas eleitorais partidárias do TRE-PE, Marcos Andrade; o assessor-chefe da Corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos; e o advogado Josembergues Melo, ex-procurador do município de Serra Talhada. A edição de hoje beneficiou 17 municípios do Pajeú: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama.

Foram mais de 300 inscritos, o que, na visão de Eriberto Medeiros, contribui para formar cidadãos mais conscientes do seu papel e fortalece o processo democrático, como forma de transformar a sociedade. “A política tem jeito. Precisamos nos unir para mostrar que somos servidores públicos, temos muita vontade de trabalhar e desenvolver iniciativas como essa, com o intuito de mudar a visão que as pessoas têm da classe política. Vamos estar perto do povo pernambucano os quatro anos, instrumentalizando os anseios e transformando em matéria legislativa”, acrescentou.

Também estiveram presentes o presidente da UVP, vereador Josinaldo Barbosa, o vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Oliveira, o presidente da Câmara Municipal, Manoel Enfermeiro, e o superintendente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti. Pela iniciativa, já foram contempladas as regiões do Sertão do São Francisco, Agreste Central, Sertão do Araripe e Agreste Meridional, levando conhecimento a mais de 80 cidades.