Mudança no comando da Compesa no radar do governo

Resultado de imagem para roberto tavares compesa

Nos bastidores da administração Paulo Câmara, um desgaste na relação do presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, com o núcleo duro do governo já é anotado há algum tempo.

A tensão resultante desse atrito repetitivo, no entanto, deve, agora, desaguar em mudança no comando da Compesa. A alteração está no radar, segundo palacianos já preveem. E estaria dependendo apenas da conclusão do xadrez do remanejamento. Na bolsa de apostas que já se dá, há quem aponte a possibilidade de a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, ser movida para a presidência da Compesa.

A expectativa é de de que essa rearrumação seja consolidada nos próximos dias. Fernanda foi anunciada como titular da Infraestrutura no final do ano passado e a Compesa é vinculada a essa pasta. Não há previsões de que ela possa acumular funções. As especulações se somam, no momento, sobre quem assumiria o lugar dela, que, hoje, está capitaneando um dos principais programas desse segundo mandato de Paulo Câmara, o Caminhos de Pernambuco, cujo objetivo é reestruturar a malha viária até 2022, com investimento de R$ 505 milhões.

Outro nome cotado para ser mexido em meio à dança das cadeiras é Roberto Gusmão, da URB. O nome dele remete à alguma influência que o prefeito Geraldo Julio pode ter nessa equação. Aliados observam que esse processo deve ter digital dele e de Antonio Figueira, da Assessoria Especial do governador. Há palaciano lembrando que Roberto Tavares é visto como “ingovernável”.

Folha de Pernambuco