Polícia Civil realiza operação contra empresas de fachada

Divulgação/Polícia Civil

A Operação Endosso foi desencadeada nesta terça-feira (30) pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACO). Dez mandados de prisão e 9 de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos, alguns deles na fábrica da Pitú, localizada em Vitória de Santo Antão. Os mandados também foram emitidos para Recife, Vitória, Cupira e Ipojuca, além de outro mandado para Propriá, em Sergipe.

Segundo a delegada Polyanne Farias, o esquema envolvia o uso de notas fiscais fictícias e empresas de fachada, cerca de R$ 122 milhões teriam sido movimentados em desvios no ano de 2017 através de empresas laranjas.

A investigação que teve início em janeiro de 2019 buscava apreender integrantes de organizações criminosas que praticassem crimes contra a ordem tributária e falsidade ideológica. Doze empresas são investigadas no total, sendo sete delas apenas de fachada. Não foi divulgado se a Pitú teria participação no esquema, nem o motivo da busca na fábrica da empresa. Maiores detalhes da operação serão divulgados na quarta-feira (31).

A Pitú comentou em nota que “está, como sempre esteve, à disposição para colaborar com o poder público, prestando informações e documentos que são solicitados, não tendo sido alvo de nenhum mandado de prisão”. A engarrafadora afirmou, ainda, que “tem em sua cultura empresarial a retidão de comportamento, o respeito às leis e o compromisso de cumprir todas”.