Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados por telefone e internet

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A partir de hoje, 90 dos 96 serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão ser feitos sem sair de casa, por meio do aplicativo e do site Meu INSS, ou pelo telefone 135, segundo o instituto.

Com os serviços automatizados, não será preciso falar com um atendente, na maioria dos casos. O objetivo é agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera, segundo o INSS. Cerca de 670 mil atendimentos por mês que antes eram feitos presencialmente poderão ser realizados pela internet ou por telefone.

Apenas 6 serviços do INSS continuam sendo feitos apenas presencialmente:

Perícia médica
Avaliação social
Vista ou carga de processos (consultas ao processo)
Realização de prova de vida
Devolução de documentos
Outros cumprimentos de exigências

“Esses seis que restam são os serviços em que é muito importante a presença do cidadão. Não é possível digitalizar uma perícia médica, por exemplo”, disse Castro Júnior, diretor de Atendimento do INSS.

Benefício pode sair em poucas horas, diz diretor

Alguns benefícios –como a aposentadoria– podem ser liberados poucas horas após o trabalhador dar entrada no pedido, se todos os dados estiverem no sistema, afirmou o diretor de Atendimento do INSS.

“A concessão automática de benefícios também já é uma realidade no INSS. 80% dos pedidos de aposentadorias por tempo de contribuição, por exemplo, são feitos pelo Meu INSS, automaticamente, possibilitando resposta ao segurado em até 24h”, afirmou em junho o presidente do INSS, Renato Vieira.