Fundarpe diz que 180 mil reais em buffet é para alimentar artistas do Festival de Inverno de Garanhuns

Resultado de imagem para fig garanhuns

Após o Blog de Jamildo revelar que o governo de Pernambuco está promovendo uma licitação para serviços de “buffet” (comidas e bebidas) no valor de R$ 181 mil reais na edição deste ano do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), a Secretaria estadual de Cultura e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Fundarpe) afirmaram, em nota, que o gasto é destinado à alimentação dos artistas que se apresentarão no festival da cidade do Agreste. Segundo a nota, o valor não será utilizado para atender políticos, autoridades e convidados.

“A licitação de buffet se refere ao atendimento de alimentação (lanches e refeições) para os grupos culturais e artistas dos 18 pólos do festival de Inverno de Garanhuns como Cultura Popular, Circo, quilombo Castainho, Teatro, Dança, Forró, Som da Rural, entre outros, não sendo destinados a convidados, políticos ou autoridades”, diz trecho da nota.

Ainda de acordo com a nota, “o valor licitado é um teto estimado, que historicamente não é atingido” e que o hoje presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, “extinguiu” a contratação de camarotes para festividades como o FIG quando comandava a pasta de Cultura, em 2014. Canuto foi o responsável pela homologação da licitação.

O Festival de Inverno de Garanhuns está marcado para acontecer entre os dias 18 e 27 de julho deste ano e é uma realização do Governo de Pernambuco (Secult-PE e Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, o SESC-PE, SEBRAE, Conservatório Pernambucano de Música, Virtuosi e a Cepe Editora.

Confira a nota na íntegra

A Secult/Fundarpe vem por meio de nota esclarecer nota publicada pelo Blog de Jamildo nessa segunda-feira (8):

1) A licitação de buffet se refere ao atendimento de alimentação (lanches e refeições) para os grupos culturais e artistas dos 18 pólos do festival de Inverno de Garanhuns como Cultura Popular, Circo, quilombo Castainho, Teatro, Dança, Forró, Som da Rural, entre outros, não sendo destinados a convidados, políticos ou autoridades;

2) Quando secretário de Cultura em 2014, o agora presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, extinguiu a contratação de estruturas de camarotes para festividades governamentais como FIG, Carnaval e São João;

3) O valor licitado é um teto estimado, que historicamente não é atingido.