Deputado Fabrizio Ferraz quer mudança em projeto que cria fonte de recursos para Polícia Civil

O Projeto de Lei nº 97/2019, que permite à Polícia Civil receber recursos resultantes da venda de bens relacionados aos crimes de lavagem de dinheiro, foi comentado pelo deputado Fabrizio Ferraz (PHS), na Reunião Plenária desta terça (21). Ele defendeu que as verbas também sejam repassadas para outros órgãos de segurança, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Já a autora da proposição, deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB), sustentou que é necessário priorizar o trabalho de inteligência da Polícia Civil para que os valores obtidos por meio desse tipo de crime sejam recuperados.

“Persistir no formato que destina os valores obtidos apenas para a Polícia Civil significaria chancelar uma distribuição desigual dos recursos em relação aos demais órgãos do Sistema Integrado de Segurança Pública. As outras instituições de segurança também têm suas carências”, avaliou Ferraz. O parlamentar anunciou que vai protocolar um substitutivo ao projeto para garantir o repasse dos recursos para todas as entidades vinculadas à Secretaria de Defesa Social que integram o Pacto pela Vida.

Gleide Ângelo, no entanto, defendeu o texto original do projeto. “A investigação do crime de lavagem de dinheiro precisa de recursos específicos para este fim. Sem investimento em inteligência, não vamos conseguir rastrear, identificar e recuperar esses valores – ou seja, essa verba nem vai chegar a existir”, argumentou. Ela ressaltou, ainda, que a elaboração do projeto teve a participação de vários gestores da Polícia Civil que trabalham na investigação de crimes de lavagem de dinheiro.