Bolsonaro escolhe o pernambuco Gilson Machado Neto para presidir Embratur

Gilson Machado Neto foi um dos apoiadores na campanha de Bolsonaro no estado. Foto: reprodução Instagram

Em nota enviada à imprensa, o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, elogiou a nomeação do empresário pernambucano Gilson Machado Neto, nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para a presidência do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur). “Quero parabenizar Gilson Neto e desejar a ele boa sorte na missão de ajuda a fomentar o Turismo no Brasil. Pernambuco vai trabalhar em conjunto com a Embratur. Tenho certeza que faremos muitas parcerias no sentido de desenvolver e interiorizar o turismo no nosso estado”, ressaltou o secretário.

Inicialmente, o empresário foi convidado por Bolsonaro para chefia da Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, cargo que ainda ocupa, mas chegou a Brasília bem antes da posse do presidente para atuar na equipe de transição. Gilson Machado Neto vai substituir o empresário Paulo Senise, que ficou no cargo apenas uma semana. Ele foi nomeado no dia 9 de maio, trabalhando no cargo apenas três dias, sendo demitido por Jair Bolsonaro na última quinta-feira (16). A notícia da demissão foi dada pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

De acordo com o site Congresso em Foco, parlamentares da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados consultados afirmam que o setor reagiu mal à saída de Senise, especialmente no Rio de Janeiro. No ramo há mais de quatro décadas, dirigiu por 11 anos no Rio Convention Bureau e presidiu, de 2015 a 2018, a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) de 2015 a 2018.