Morre João Gomes, primeiro Diretor Comercial da Rádio Pajeú

Faleceu em João Pessoa aos 91 anos João Gomes, nome histórico do rádio sertanejo e primeiro Diretor Comercial da Rádio Pajeú.

João Gomes esteve a última vez na região em novembro do ano passado, ajudando a conhecer a história da Rádio Pajeú e da Diocese, com uma lucidez invejável. Ele estava internado com quadro de insuficiência respiratória. Mesmo em meio ao internamento, mantinha uma lucidez impressionante até entrar em coma e não resistir. O velório acontecerá a partir das 8h da manhã desta quarta, dia 8, no Cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa, onde será sepultado.

Foi um dos primeiros diretores comerciais da emissora, desbravando esses sertões de Jeep ou cavalo, escolhido por Dom Mota para cuidar da emissora. Tem na memória a emoção do dia 4 de outubro de 1959, quando a rádio nasceu.

É autor do livro “Rastro para a velhice digna” e se preparava para lançar seu segundo, com data inclusive nos 60 anos da Rádio Pajeú, que serão comemorados em 4 de outubro de 2019. Nos 56 anos da emissora, foi convidado para lançar seu livro e falar da história da Rádio Pajeú no Cine São José, para público que incluía a radiodifusão do Estado, com representantes de emissoras filiadas à ASSERPE.

Quando pensarmos em reclamar dos desafios atuais, olhar como João Gomes enfrentou esse sertão a serviço da primeira rádio da região é uma forma de encarar a nossa missão com outro olhar. Esteve acompanhado do Neto e advogado Raphael Diniz e sua esposa, Rita Diniz.

É memória viva da nossa história como secretário que foi de Dom Mota e o primeiro diretor comercial da emissora. Sabe de cor como surgiu a ideia de Dom Mota criar a primeira Rádio do Sertão Pernambucano.

Gomes conta em detalhes como surgiu a Rádio Pajeú, e fatos como a conversa que Dom Mota teve com o então Presidente da República Juscelino Kubitschek, para buscar recursos que fizessem a rádio entrar no ar, além de socorro às vítimas da seca nos anos 50.

“Imaginem uma invasão de mais de 10 mil rurícolas famintos. Rapidamente a cidade se viu às pressas com iminência de tamanho desafio. De repente como alimentar 11 mil pessoas com os seus familiares?” O governador Osvaldo Farias estava rompido com o presidente Juscelino.

“O prefeito Possidônio Gomes estava de mãos vazias. A salvação de Afogados e municípios vizinhos, viera pelas mão de Dom Motta e o presidente Juscelino Kubichek. Na biografia escrita em meu livro, faço um histórico de seca de 1958, e das tremendas dificuldades que nos envolveram, para levar adiante o projeto Rádio Pajeú”, explicou.

A Rádio Pajeú lamentou em nota seu falecimento e agradeceu à contribuição de João Gomes na construção da história da radiodifusão no Sertão de Pernambuco:

A Rádio Pajeú está de luto, pelo falecimento de seu primeiro Diretor Comercial, João Gomes, em João Pessoa, Paraíba, neste dia 7 de maio.

João Gomes foi nome determinante na história do rádio no Sertão Pernambucano e ao lado de nomes como Dom Mota, Waldecyr Menezes e tantos outros abriu caminho para a evangelização e formação de um povo através do rádio. Também desbravou caminhos para dar vida e sustentação à Rádio Pajeú.

Nossa programação e empenho é também uma forma de homenageá-lo. Obrigado João Gomes! Uma homenagem da família Pajeú.

Do Blog de Nill Junior