Mais de 270 mil pés de maconha são erradicados no Sertão de Pernambuco

Cerca de 271 mil pés de maconha são erradicados no Sertão

Cerca de 271 mil pés de maconha, 104 plantios e 350 mil mudas da planta foram erradicadas no Sertão de Pernambuco durante a operação Facheiro II, deflagrada pela Polícia Federal de Pernambuco entre os dias 19 a 30 de abril.

Após levantamentos feitos pela Polícia Federal, os plantios foram localizados em algumas ilhas do Rio São Francisco e na Região de Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, e em áreas de caatinga como Salgueiro, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Betânia, Parnamirim, Ibó e Floresta.

Cerca de 271 mil pés de maconha são erradicados no Sertão

Segundo a PF, com os 271 mil pés de maconha é possível produzir 90 toneladas da droga, que seria comercializada em Pernambuco e também em estados vizinhos.

Ainda durante a operação, foram realizadas as prisões de dois homens acusados de tráfico e homicídio na Zona Rural de Serra Talhada. De acordo com a PF, na casa do preso João Batista da Silva, 42 anos, foram encontrados uma pistola calibre 380, com 14 munições intactas, 8 kg de maconha e 2 kg de sementes da droga. A PF encontrou, também, a dois quilômetros da residência do homem, cerca de 21 mil pés de maconha, além de 14 munições calibre 12.

Já na residência do segundo preso, Daniel Manoel Lopes da Silva, 30 anos, foi encontrado um revólver calibre 38 com 20 munições intactas. A PF informou que Daniel possui antecedentes criminais por tráfico de drogas e homicídios. Ambos negaram serem donos da droga.

Os presos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro. Em seguida, foram para audiência de custódia, onde tiveram a prisão preventiva decretada. João Batista e Daniel Lopes foram levados para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Salgueiro, onde ficarão à disposição da Justiça.

A PF disse ainda que todos os pés de maconha encontrados foram destruídos, e que a operação Facheiro II, contou com um efetivo de mais de 40 policiais entre federais, civis, militares e também policiais do Paraguai da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad). Os policiais tiveram o auxílio de duas aeronaves da Coordenação de Aviação Operacional (Caop), botes infláveis, além de uma ambulância do exército com apoio dos Bombeiros.