Feriadão de Semana Santa sem mortes nas BRs de Pernambuco

O número de acidentes também diminuiu em relação ao ano anterior / Foto: Divulgação/PRF

Neste ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não registrou morte provocada por acidente na Operação Semana Santa. Desde 2015, é a primeira vez que o fato acontece no tradicional feriado, segundo o órgão. Para 2019, foi estimado um aumento de cerca 50% no trânsito das rodovias federais. De acordo com a PRF, a Semana Santa é o feriado que há uma maior intensidade nas estradas federais e estaduais de Pernambuco.

O número de acidentes também diminuiu em relação ao ano anterior. Neste feriadão, a PRF registrou 52 acidentes com 42 feridos. Em 2018, foram registrados 61 acidentes, com 36 feridos e duas mortes. Segundo a PRF, o acidente mais grave ocorreu no início da operação, na sexta-feira (18), na BR-101, em Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife. Um motorista inabilitado invadiu a contramão e colidiu frontalmente com outro carro. Ao total, duas pessoas ficaram feridas com a colisão.

Durante o período de fiscalização, 2.775 pessoas e 2.713 passaram por vistoria da PRF. A estimativa é que 1.492 deste foram autuadas por diversas irregularidades, como o não uso de cinto de segurança, ultrapassagem indevida, falta de cadeirinha e de capacete, no caso dos motociclistas. Além disso, foram registradas 982 flagrantes por radares eletrônico por excesso de velocidade.

No total, foram recolhidos 85 veículos, 63 Certificados de Registro e Licenciamento do veículo (CRLVs) e 34 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). A fiscalização também resultou no transbordo de 40 toneladas de cargas com excesso de peso e foram recolhidos dez animais que estavam soltos nas ruas.