Humberto Costa critica desmonte de programa de habitação popular

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária.   Em discurso, à tribuna, senador Humberto Costa (PT-PE).  Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Humberto Costa (PT-PE) lembrou nesta terça-feira (26) os dez anos de criação do programa Minha Casa Minha Vida e acusou os últimos governos de trabalhar para o “desmonte” da iniciativa. Os investimentos destinados à habitação popular durante os governos do PT, como afirmou o parlamentar, demonstravam a preocupação com a implantação de uma política pública voltada para a redução das desigualdades.

Para o senador, a condução do programa pelo ex-presidente da República Michel Temer e agora pelo governo Jair Bolsonaro, que já sinaliza bloqueio de R$ 30 bilhões no orçamento do programa, segundo ele, afetarão ainda mais o acesso do trabalhador brasileiro ao sonho da casa própria.

“O que vemos hoje é o programa jogado na lata do lixo, a despeito de milhões de famílias que não têm um teto próprio embaixo do qual possam se abrigar. Num momento de crise, num momento em que a inadimplência atinge 40% daqueles mutuários que têm renda de até R$ 1,8 mil, o governo os abandona ao relento e lhes tira toda e qualquer possibilidade de ter uma casa própria” criticou.