Deputada Roberta Arraes manifesta preocupação com arboviroses no Sertão

O aumento das notificações de arboviroses no Sertão de Pernambuco foi destacado pela deputada Roberta Arraes (PP). Em discurso no Pequeno Expediente desta quinta (21), ela relatou as ações do Governo do Estado para prevenção dessas doenças. Também pediu mobilização das prefeituras no combate aos mosquitos vetores da dengue, zika e chikungunya.

“Pernambuco teve redução no número total de casos notificados de arboviroses, mas as estatísticas relativas ao Sertão assustam e evidenciam a necessidade de intensificação no combate aos mosquitos”, salientou. A parlamentar apontou que a principal preocupação é com a região da VII Gerência Regional de Saúde (Geres), que reúne cidades vizinhas a Salgueiro (Sertão Central). “Nessa área, as notificações de dengue passaram de nove em 2018 para 480 em 2019. Já as de chikungunya saltaram de cinco em 2018 para 45 em 2019”, observou.

Roberta Arraes registrou o lançamento pelo Governo do Estado, no último dia 25 de janeiro, do Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses, que prevê a aplicação de R$ 7 milhões para atividades de prevenção a essas doenças. “É importante fazer um chamamento a todos os prefeitos sobre a importância disso e a responsabilidade de cada município na efetivação dessas políticas”, acredita. “Cabe agora reforçar não apenas o combate ao Aedes aegypti, mas também aos mosquitos do tipo Culex, conhecidos popularmente como muriçocas.”