Carpina: Justiça determina bloqueio de 4 milhões em bens de ex-prefeito e ex-deputada

O juiz de Carpina, Marcelo Marques Cabral, determinou o bloqueio de bens, no valor de R$ 4 milhões, do ex-prefeito de Carpina Carlos do Moinho (PSB), da ex-deputada Cássia do Moinho (PSB) e outras quatro pessoas, em ação de improbidade protocolada pelo Ministério Público do Estado (MPPE) no início do ano.

A ação decorreu de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), aberta a pedido do Ministério Público de Contas (MPCO). Relatório enviado para a Promotoria de Carpina apontou irregularidades em contratos de obras da Prefeitura de Carpina com empresas.

A decisão judicial de bloquear os bens do ex-prefeito e da ex-deputada, filha de Carlos do Moinho, foi proferida em 6 de fevereiro deste ano.

“Auditoria elaborada pelo TCE constatou-se práticas irregulares em procedimentos licitatórios na gestão do primeiro réu a fim de beneficiar das empresas BETON BRASIL ENGENHARIA e J V SILVA ENGENHARIA LTDA, cuja propriedade pertencia a pessoas ligadas ao primeiro réu, sendo esta última empresa de propriedade do réu Julimar Viana da Silva, sendo este tio de Júlio César Pessoa Viana casado com a filha do ex-prefeito de Carpina, primeiro demandado da ação”, disse o juiz de direito, em sua decisão.

De acordo com o TCE, não é a primeira vez que o grupo político do ex-prefeito Carlos do Moinho (PSB) foi envolvido em acusações de desvios de recursos públicos. Em julho de 2017, o ex-gestor foi um dos citados na Operação Fraus, da Polícia Civil do Estado.