Parlamentares se reúnem em Ibimirim para debater recuperação do Açude Poço da Cruz

Estratégias para perenizar o Açude Poço da Cruz e revitalizar o perímetro irrigado no entorno foram discutidas, na manhã da última sexta (9), em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Ibimirim, no Sertão do Moxotó. O encontro foi promovido pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em conjunto com o Poder Legislativo municipal, por solicitação do deputado Eduíno Brito (PP).

Mais conhecido pelo antigo nome de Poço da Cruz, o Açude Engenheiro Francisco Sabóia é considerado o maior reservatório de água de Pernambuco, com capacidade superior a 500 milhões de metros cúbicos. Porém, segundo o último levantamento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), essa  barragem conta, atualmente, com  apenas 3% da capacidade total – situação que torna a água imprópria para o consumo humano.

Área de oito mil hectares na qual trabalham quase 500 famílias, o perímetro irrigado do Poço da Cruz poderia, em pleno funcionamento, produzir o equivalente a R$ 300 mil por ano, estima Eduíno Brito. “Os canais estão deteriorados, com paredes destruídas. Precisamos revitalizar e implantar um novo sistema de uso sustentável do manancial”, afirmou o parlamentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *