Parlamentares repercutem inauguração do eixo leste das obras de transposição; Teresa Leitão destaca visita do ex-presidente Lula à transposição

A inauguração do eixo leste do projeto de Transposição do Rio São Francisco, marcada pela vinda do presidente Michel Temer a Pernambuco e à Paraíba, na última semana, repercutiu na Reunião Plenária desta segunda (13) na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O foco do pronunciamento do deputado Lucas Ramos (PSB) foi a contradição vivida por pernambucanos que observam as obras em seus municípios, mas ainda não se beneficiam delas. Já a deputada Teresa Leitão (PT) ressaltou a importância do ex-presidente Lula para que o projeto se tornasse, finalmente, real.

Segundo o governista, enquanto as águas do Rio São Francisco abastecem a Paraíba e, em breve, chegarão aos açudes e barragens do Rio Grande do Norte, populações pernambucanas às margens dos canais não estão sendo beneficiadas. “Imaginem a dor e a tristeza de uma família que vive a um par de quilômetros do canal e, mesmo assim, não pode retirar de lá a água essencial para seu sustento”, lamentou Ramos, pedindo que a União atue em parceria com os Estados nordestinos para solucionar a questão.

O socialista destacou, ainda, ações adotadas pelo governador Paulo Câmara, como a visita ao Ministério do Planejamento para tratar da liberação de recursos da bancada de deputados federais pernambucanos. “Não estamos esperando de braços cruzados. O Governo do Estado está fazendo a sua parte, com responsabilidade e compromisso. Precisamos contar com a sensibilidade da União para vermos o Semiárido nordestino ser contemplado com a água do Velho Chico”, concluiu Ramos.

Em seguida, Teresa Leitão defendeu o projeto de transposição como “uma política de assistência social e de afirmação de direitos”, destacando que hoje se colhem os frutos de um processo iniciado ainda no segundo mandato de Lula. “Não é uma questão de cobrar paternidade ou DNA da obra, que é de todos os brasileiros. Mas é importante traduzir na verdade histórica os posicionamentos administrativos que são, também, posicionamentos políticos”, afirmou.

Por fim, a parlamentar anunciou e comemorou a visita, no próximo dia 19, do ex-presidente Lula e do ex-ministro da Integração Ciro Gomes às obras da transposição. Eles irão, inicialmente, ao município de Monteiro, na Paraíba. “Deixando de lado questões partidárias, todos temos que comemorar. Enfim, o Rio São Francisco será, de fato e de direito, o Rio da Integração Nacional”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *