Pernambuco confirma 21 casos de zika nos seis primeiros meses de 2018

Resultado de imagem para prevenção da zika

Pernambuco tem 21 casos confirmados de zika nos seis primeiros meses de 2018, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Porém, 20 dos pacientes podem ter contraído o vírus em períodos anteriores. Caberá aos municípios com registros da doença comprovar ou não se a infecção ocorreu em 2018.

Em apenas um dos casos exames laboratoriais confirmaram a presença do zika vírus recente, informa a gerente do Programa de Controle das Arboviroses da SES, Claudenice Pontes. Nos demais, a sorologia positiva indica que a pessoa já teve contato com a zika, mas não necessariamente em 2018. “Pode ser uma reação cruzada com dengue”, pondera.

Há 20 anos o Brasil chorava a perda de Leandro

Carreira da dupla Leandro e Leonardo, que durou 15 anos, rendeu 14 discos, com cerca de 10 milhões de cópias vendidas / Foto: Divulgação

Grande parte da nova geração não se lembra ou não tem a percepção da importância que a dupla Leandro e Leonardo teve para o cenário musical brasileiro. O dueto foi interrompido há exatos 20 anos com a morte de Leandro, vítima um câncer em seu mediastino, na cavidade do pulmão direito.

Nascido em 15 de agosto de 1961, em Goianápolis, a 40 quilômetros de Goiânia, na região Centro Oeste do Brasil, Leandro deixou quatro filhos: Thiago, Lyandra e Leandro Costa e Leandro Borges.

Foi em uma das fazendas da família, no estado do Tocantins, em 19 de abril de 1998, que o cantor sentiu uma dor aguda nas costas ao tentar pescar. Três dias depois, desmaiou enquanto tomava banho e foi levado ao hospital para tirar uma radiografia do tórax. O diagnóstico trazia uma mancha sobre o pulmão direito, do tamanho de uma laranja. No dia 8 de maio, médicos do hospital da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Estados Unidos, detectaram que o tumor era maligno.

Leandro sofria de um tipo de câncer de pulmão raríssimo: o tumor de Askin. Dez dias após o diagnóstico, passou por duas cirurgias, reiniciou a terceira etapa do tratamento quimioterápico e foi submetido a diversos procedimentos médicos. O tumor comprometeu o coração e os pulmões rapidamente, afetando brônquios, veias e artérias do coração. A última aparição pública dele ocorreu no dia 8 de junho, na varanda de seu apartamento, em São Paulo. Careca por causa da quimioterapia, Leandro surgiu enrolado numa bandeira do Brasil, que estreava na Copa daquele ano. Na calçada do edifício, dezenas de fãs faziam um coro da música "Como é Grande o Meu Amor por Você", de Roberto Carlos.

Em 15 de junho, o cantor sofreu uma parada cardiorrespiratória em casa e foi encaminhado à UTI do Hospital São Luiz, onde permaneceu sedado e respirando com a ajuda de aparelhos. Leandro não resistiu e, a 0h10, do dia 23 de junho de 1998, teve falência múltipla dos órgãos, segundo boletim médico divulgado à imprensa.

Funase irá contratar 496 agentes socioeducativos

Resultado de imagem para funase pe

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Pernambuco divulgará nos próximos dias o edital da seleção simplificada para contratação de 496 agentes socioeducativos. A empresa que ficará pelo processo será o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), conforme publicação no Diário Oficial do Estado, no último sábado (16).

As vagas a serem abertas serão para preenchimento de quadros nas unidades situadas na Região Metropolitana do Recife (RMR). O certame foi anunciado pela instituição em abril, com base no Aviso de Chamamento Público 02/2018, publicado no DOE no dia 10 daquele mês.

De acordo com a Funase, o processo de seleção deverá suprir o déficit dessa categoria profissional nas unidades socioeducativas. Atualmente, a instituição conta com cerca de 1,3 mil agentes socioeducativos para o atendimento a 1,4 mil socioeducandos em todo o Estado. Considerando que, com as escalas de plantão, a proporção é de um agente para cada quatro internos, são necessários mais 216 profissionais para atender à demanda.

Das 496 contratações resultantes da seleção simplificada, 252 serão destinadas às três novas unidades que a Funase está construindo: o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo II, com entrega prevista para julho; o Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife II, para agosto; e o Case Jaboatão II, para dezembro. Os demais agentes selecionados serão lotados em outras unidades da RMR. A seleção ainda terá o objetivo de recompor vagas ocupadas por agentes socioeducativos cujos contratos estão em fase de encerramento.

Câmara dos Deputados arquiva proposta que prevê inscrição gratuita em vestibular para alunos de escola pública

Educação - Geral - Vestibular concurso lista de aprovados

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou o Projeto de Lei 5457/09, do Senado, que veda a cobrança de inscrição no vestibular de instituições públicas federais para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

A rejeição ao texto foi pedida pela relatora na comissão, deputada Simone Morgado (MDB-PA), por incompatibilidade e pela inadequação orçamentária e financeira. Este tipo de rejeição implica o arquivamento do projeto, mas cabe recurso ao Plenário da Câmara.

“O projeto se encontra apoiado em renúncia de receitas da União”, disse Simone Morgado. “Logo, promove impacto fiscal, cujo montante não se acha devidamente explicitado e compensado”, continuou a relatora, lembrado que esse tipo de proposta precisa conter as estimativas de renúncia de receita e as compensações, conforme preveem a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018.

O texto rejeitado também prevê inscrição gratuita para candidatos cuja renda familiar seja de até dois salários mínimos. Ele havia sido aprovado anteriormente pela Comissão de Educação.

Arcoverde: São João movimenta R$ 30 milhões no município

Resultado de imagem para sao joao de arcoverde

A cidade de Arcoverde conta com um São João forte no interior do Estado. A festa será realizada de 22 a 30 de junho com a expectativa de movimentar cerca de R$ 30 milhões durante todo o mês de junho. O período também aumenta as oportunidades na cidade. Aproximadamente 2 a 3 mil empregos diretos e indiretos são gerados.

De acordo com o Secretário de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco, a estimativa é de que a cidade receba mais de 500 mil pessoas durante o mês. No fim de semana de abertura da festa, a rede hoteleira - composta por cerca de 1,2 mil leitos - já está 100% preenchida. No segundo fim de semana da festa, os hotéis já estão 90% ocupados. Além disto, neste período há mais de 300 casas cadastradas para aluguel.

 

A cidade, que tem em média 72 mil habitantes, recebe visitantes de mais de 25 municípios vizinhos, do Moxotó, Pajeú, Ipanema, Agreste, Cariri paraibano, entre outros, além dos turistas de outros estados do Brasil. "A nossa movimentação é mais modesta do que cidades como Caruaru e Petrolina, que são bem maiores. Arcoverde é uma cidade de porte médio, mas nossa movimentação é muito forte", defende o secretário. De acordo com Albérico, a cidade oferece bons serviços de turismo, hotel, gastronomia e artesanato.

Para cada dia de evento, são esperadas 60 mil pessoas nos dez polos de animação, entre visitantes (vão e voltam no mesmo dia); excursionistas (que viajam com foco em um artista determinado) e turistas (que passam pelo menos uma noite na cidade). Datas com atrações como Marília Mendonça devem atrair o dobro da capacidade do município.

Juninho Pernambucano detona Galvão Bueno por críticas a Neymar

Juninho já trabalhou na Globo / Reprodução/SporTV

Ex-meia do Sport, Juninho Pernambucano usou as redes sociais para detonar o narrador Galvão Bueno. Juninho não concordou com as críticas de Bueno para o atacante Neymar, durante a vitória por 2x0 sobre a Costa Rica.

"O cara passa o jogo criticando o Neymar, culpando até pelo pênalti sofrido. Agora quer elogiar. Galvão não para, é intocável. Faz todo mundo detonar o cara, depois do gol quer mudar. Isso sempre foi assim. Neymar é monstro e não é obrigado a arrebentar sempre. Boa Brasil", alfinetou.

Juninho Pernambucano foi comentarista da Globo e SporTV até pouco tempo. Mas foi desligado da empresa após críticas abertas aos setoristas de clubes.

"Gente, aproveitem a Copa para ter opinião própria. A maioria foi formado na escolinha do Galvão, futebol não é assim. Não gostar do lado pessoal ok, mas aprenda a separar e analisar o jogo. A não ser que tenha sacanagem explícita", completou Juninho no Twitter voltando a criticar Galvão Bueno.

Comissão de Defesa do Consumidor aprova bloqueio de ofertas de telemarketing pelo consumidor

Resultado de imagem para telemarketing

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (20) proposta que permite ao consumidor manifestar a vontade de não receber ligações telefônicas ou mensagens de texto com ofertas de produtos e serviços.

Pelo texto, operadoras de serviços de telemarketing ficam obrigadas a oferecer um canal direto e facilitado, por meio telefônico ou eletrônico, para que o consumidor possa incluir ou retirar seu contato da lista de interessados em produtos e serviços de determinada empresa. Nesse caso, um novo contato só será permitido mediante vontade expressa do consumidor.

A proposta estabelece ainda que, em qualquer contato telefônico, deverá será informada uma tecla para interromper a chamada e automaticamente remover o consumidor do cadastro de telemarketing da empresa por quatro meses.

O texto aprovado, que altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), ainda limita a realização das ligações com ofertas aos seguintes horários: das 9h às 21h em dias de semana; e, aos sábados, das 10h às 13h.

Entidades beneficentes de assistência social também estão sujeitas à limitação de horário para as ligações.

'Operação Alta Pressão' é realizada para coibir desvios de armas e munições; ação aconteceu em Serra Talhada e Salgueiro

Operação Alta Pressão está sendo realizada no Sertão (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

O Exército desencadeou a “Operação Alta Pressão”, entre os dias 19 e 21 de junho, com o objetivo de intensificar a fiscalização do comércio de armas de fogo e munições em todo o País. O 71° Batalhão de Infantaria Motorizado, sediado em Garanhuns, participou da ação que aconteceu nas cidades de Parnamirim, Serra Talhada e Salgueiro, visando coibir desvios de armas e munições que poderiam parar no comércio ilegal.

Segundo o 71º Batalhão, a fiscalização acontece por meio da vistoria de três situações como a verificação se os planos de segurança orgânicas das lojas estão em condições de oferecer segurança para o armazenamento de armas e munições.

Outro ponto observado é o arquivo das empresas para saber se as mesmas vendem produtos controlados para as pessoas autorizadas a comprar e na quantidade autorizada. Também se verifica os estoques das empresas para identificar se é vendido material de acordo com a permissão que possuem.
As ações impactam diretamente a segurança pública nacional, uma vez que contribuem, significativamente, para a redução da violência com armas de fogo e, consequentemente, para a melhoria da sensação de segurança, conforme a PM.

Ex-prefeito de Camaragibe é denunciado por uso indevido de combustível

Imagem relacionada

A Procuradoria Geral do Município de Camaragibe ofereceu, nesta quinta-feira (21), uma denúncia ao Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) contra o o ex-prefeito Jorge Alexandre, os ex-secretários de Finanças Emmanuel Rei Martins dos Santos, e de administração, Luiz Carlos Braga Netto, além de dois ex-servidores, por uso indevido de combustíveis. Segundo a ação que tramita na 2ª Vara Cível de Camaragibe, a empresa Ticket Serviços S.A. cobra um suposto débito de cerca de R$ 1 milhão em contratos celebrados com a administração municipal.

No processo, diversos veículos pertencentes ao patrimônio público foram identificados, mas que nunca chegaram a ser realmente utilizados pela prefeitura. Um desses veículos tinha notas fiscais com mais de R$ 40 mil em gasolina e diesel em apenas três meses. Outro automóvel seria um Vectra de ano 1994, com emplacamento do Estado de São Paulo e que, segundo o banco de dados do Denatran, é um veículo roubado.

Sebastião Oliveira diz que Ferreiras não eram aliados ‘raiz’, mas por conveniência

Resultado de imagem para sebastiao oliveira pernambuco

O deputado federal Sebastião Oliveira, presidente do PR em Pernambuco, criticou o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, filiado ao partido, pela decisão de deixar a base do governo Paulo Câmara (PSB). Sem conseguir viabilizar espaço para o irmão, o deputado estadual André Ferreira (PSC), na chapa majoritária, desembarcou da Frente Popular. “Na realidade, este grupo jamais foi de fato um aliado ‘raiz’, mas puramente de conveniência”, alfinetou o correligionário.

“Não me causou nenhuma surpresa o afastamento dos Ferreira da Frente Popular de Pernambuco, tendo em vista que nunca houve participação colaborativa deles nos programas desenvolvidos em nosso Estado, tampouco nos problemas enfrentados”, disse ainda, na linha do discurso de outros aliados de Paulo Câmara. Oliveira se reuniu esta tarde com o governador, no Palácio do Campo das Princesas.

'Alianças são feitas pela direção do PT', diz Gleisi sobre Marília

Marília anunciou apoio de Sílvio Costa sem aval da direção do partido / Foto: Douglas Fernandes/Blog de Jamildo

Dois dias após o evento em que Marília Arraes anunciou o apoio do pré-candidato ao Senado Sílvio Costa (Avante), a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que a vereadora até pode se movimentar, mas que qualquer aliança partidária precisa de aval da direção partidária, tanto estadual, quanto nacional.

"Ela está fazendo movimentos da pré-candidatura mas ela sabe que são movimentos que se o PT não assumir eles não vão ser efetivos e não vão ajudá-la a construir a pré-candidatura, ela tem possibilidade de fazer conversação, mas isso passa por uma decisão partidária, tanto a decisão do diretório estadual e principalmente do diretório nacional", disse Gleisi em entrevista à Rádio Jornal, na manhã desta quinta-feira (21).

Em meio a uma possível aliança entre PT e PSB, o que pode rifar a pré-candidatura de Marília ao governo estadual, Gleisi disse que a prioridade é o plano nacional e não os estados. "Em Pernambuco, como em grande parte dos estados brasileiros, nós ainda não definimos as coligações, as alianças estão observando a movimentação nacional do PT. Somos um partido de projeto nacional e a prioridade é a eleição do presidente Lula e nós temos como indicador compor aliança com a base de centro-esquerda no Brasil, com os partidos que tem se posicionado contra o desmonte do estado brasileiro e isso vai ter consequência nos estados", comentou.

Ministério Público da Paraíba denuncia 17 suspeitos de manipulação no futebol

mp-denuncia-amadeu-e-mais-16-suspeitos-de-manipulacao-no-futebol

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), diante das investigações da ‘Operação Cartola’, denunciou à 4ª Vara Criminal de João Pessoa 17 pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa no âmbito dos órgãos e instituições que desempenhavam os principais papéis no gerenciamento do futebol paraibano. Elas são acusadas de praticar crimes para manipular resultados de jogos, beneficiando, com isso, dirigentes de times, funcionários da Federação Paraibana de Futebol (FPF), da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol e do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF). O Ministério Público também pediu a destituição de todos os réus que ocuparem cargos nas entidades citadas. O atual presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, é um dos denunciados.

As investigações tiveram origem em um inquérito instaurado pela Delegacia de Defraudações de João Pessoa sobre supostos desvios de valores nas prestações de contas da FPF. De acordo com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do MPPB, o controle e a manipulação de jogos e resultados se dava há pelo menos dez anos por parte de dirigentes da FPF, de integrantes da Comissão de Árbitros, além da participação da presidência e da procuradoria do TJDF. Nesse período, várias denúncias foram arquivadas, sem que tivessem sido apuradas. O objetivo principal da organização era obter vantagens econômicas, políticas e associativas.

O esquema

Segundo o MPPB, os 17 denunciados incorreram nos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica e crimes contra o futebol (Estatuto do Torcedor).

As investigações apontam que o grupo se dividiu em núcleos (gestores/líderes; supervisores e logística), com atribuições distintas que, após praticar os crimes principais (a manipulação dos resultados das partidas de futebol), utilizavam-se de influência política e social para praticar diversos outros delitos subsidiários, que eram imprescindíveis para o sucesso da empreitada criminosa, como a utilização de documentos falsos, a intimidação de testemunhas, a ocultação e destruição de provas, entre outros. Os resultados dessas ações geravam elevados desvios econômicos, prejuízos financeiros e prejuízos que também atingiam a esfera moral da sociedade, com o descrédito no futebol paraibano.

A manipulação dos resultados das partidas de futebol se dava através de fraudes nos sorteios dos árbitros escalados, direcionando os juízes que integravam a organização para atuarem nas partidas cujos resultados interessavam ao grupo criminoso. As fraudes também ocorriam durante a arbitragem dos jogos para beneficiar algumas equipes.

Do Portal Correio

Viúva da Mega-Sena é presa na Região Metropolitana do Rio

Foto: Polícia Civil do Rio / Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, no final da tarde desta quarta-feira (20) Adriana Ferreira Almeida Nascimento, viúva de Renné Senna, ex-lavrador que ganhou R$ 52 milhões na Mega-Sena em 2007.

Em dezembro de 2016 Adriana foi condenada a 20 anos de prisão por envolvimento na morte do marido, mas estava foragida. Ela foi capturada em Tanguá (Região Metropolitana do Rio) pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme). Estava em uma casa que, segundo a polícia, era usada como esconderijo.

O ex-lavrador Renné Senna foi executado a tiros em 7 de janeiro de 2007 em Rio Bonito, também na Região Metropolitana do Rio. Seis pessoas foram acusadas do crime, entre elas a viúva. Adriana teria ordenado a morte do marido depois que ele disse que ia excluí-la do testamento porque havia descoberto que estava sendo traído.

Lula poderá ser candidato se STF acatar medida cautelar de sua defesa, diz Badaró

Resultado de imagem para ex-presidente lula

Uma eventual vitória na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), na próxima terça-feira (26), poderá dar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva plenas condições de ser candidato nas eleições presidenciais de outubro deste ano, ao menos até que os recursos especial e extraordinário sejam analisados na própria corte e no Superior Tribunal de Justiça (STJ), avalia o criminalista Gustavo Badaró.

Segundo o professor de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP), caso a cautelar pedida pelos advogados de Lula seja concedida pelos ministros da Segunda Turma do STF, ela anula os efeitos da lei da Ficha Limpa até que o julgamento dos recursos sejam concluídos e o prazo para essa conclusão, no seu entender, pode ficar para depois da eleição.

"Se o Supremo conceder cautelar para o Lula, essa medida terá duplo efeito: do ponto de vista penal, ele estará solto, e do ponto de vista eleitoral, enquanto não for julgado recurso no Supremo, ele poderá ser candidato", disse Badaró, em entrevista ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Influenza faz sétima vítima em Pernambuco

Pernambuco atingiu a meta mínima de vacinação, ante um público total de 2.399.361 pessoas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou nesta terça (20) a sétima morte provocada por síndrome respiratória aguda grave (Srag) no estado neste ano. Cinco óbitos tiveram como causa a influenza A(H1N1) e dois foram causados pela A(H3N2), incluindo o da vítima mais recente, uma mulher de 90 anos que vivia em Goiana. Ela foi internada em uma unidade de saúde da cidade em 17 de abril e morreu quatro dias depois.

O órgão também divulgou que, no estado, 90% do público prioritário para a campanha de vacinação contra a influenza foram imunizados, totalizando 2.160.332 pessoas. Com isso, Pernambuco atingiu a meta mínima de vacinação, ante um público total de 2.399.361 pessoas. A campanha terá seu encerramento oficial amanhã, mas o Recife decidiu prorrogar o prazo até a segunda-feira e Jaboatão dos Guararapes imunizará o público até se encerrarem as doses disponíveis. Um total de 86 municípios atingiu a meta.

Pesquisa no Blog

Rádio Web Acauã HD Full

Nosso Aplicativo

EM  TESTE...
Baixe Nosso aplicativo em:

 

 
BAIXAR

 

        

 

Link´s Para Rádio Web

     

Publicidade

 

 

 

 

Provedor de Internet em
Afogados da Ingazeira - PE