Dioceses de Nazaré, Pesqueira e Garanhuns celebram 100 anos

Aberturado Congresso Eucarístico Diocesano em Garanhuns, no Agreste do Estado / Foto: Catedral de Santo Antônio de Garanhuns/Divulgação

Três dioceses pernambucanas – Nazaré da Mata, Pesqueira e Garanhuns – encerram neste domingo (05) as comemorações pelos 100 anos de criação com missa, repique de sinos e procissão. O núncio apostólico, dom Giovanni d’Aniello, representante do papa Francisco no Brasil, presidirá a celebração eucarística das 16h na praça da Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré, município da Zona da Mata Norte.

As unidades foram desmembradas da Arquidiocese de Olinda e Recife em 2 de agosto de 1918, há exatos 100 anos, num único documento assinado pelo papa Bento 15, recorda o bispo diocesano de Nazaré da Mata, dom Francisco Lucena. Segundo ele, a medida se fez necessária porque o território da arquidiocese ficou grande demais para ser administrado só pelo arcebispo.

“A experiência deu certo”, declara dom Francisco Lucena, bispo de uma diocese formada por 35 municípios que se estendem de Goiana (Litoral) até Vertentes (Agreste), passando por Carpina e Itambé (Zona da Mata). “Temos 39 paróquias, 70 padres e 52 seminaristas. A população é superior a 1 milhão de habitantes, dos quais 75% a 80% são católicos”, informa.

Garanhuns, fecha a comemoração do jubileu de 100 anos com um domingo festivo voltado para os 26 municípios que compõem a diocese, sendo dois da Zona da Mata, dois do Sertão e 22 do Agreste.

A partir das 15h tem início a concentração para a missa solene que será celebrada na Catedral de Santo Antônio, às 16h.

No fim da celebração eucarística, às 18h, os fiéis acompanharão a procissão luminosa do Santíssimo Sacramento nas principais ruas do Centro, levando velas, tochas e luzeiros. A caminhada encerra o Congresso Eucarístico e a festa dos 100 anos da diocese.

A programação na diocese de Pesqueira, formada por 13 municípios e 25 paróquias do Agreste de Pernambuco, começou às 6h com o repicar dos sinos. Às 17h, acontece a celebração de encerramento das festividades seguida de procissão em ruas do Centro.

A festa dos 100 anos da diocese de Pesqueira e o 4º Congresso Eucarístico Diocesano, aberto na última quinta-feira 9 (02/08) com missa concelebrada e presidida pelo núncio apostólico, dom Giovanni d’Aniello, terminam com a bênção do Santíssimo, depois da procissão.

Pesquisa no Blog

Rádio Web Acauã HD Full

Nosso Aplicativo

EM  TESTE...
Baixe Nosso aplicativo em:

 

 
BAIXAR

 

        

 

Link´s Para Rádio Web

     

Publicidade

 

 

 

 

Provedor de Internet em
Afogados da Ingazeira - PE