Chuva muda o cenário do Sertão de Pernambuco

Em Pernambuco, enquanto a população da Região Metropolitana sofre com os efeitos da chuva deste mês (no ano passado as principais regiões afetadas foram a Zona da Mata Sul e o Agreste), no Interior os habitantes comemoram o aumento no nível de água acumulada nos reservatórios. Esse fenômeno, como explica a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), abranda a crítica situação de estiagem que castigou o Nordeste nos últimos seis anos. A mudança, favorável, no mapa da seca na região é bastante animadora, embora o acúmulo de água ainda esteja bastante aquém do mínimo ideal.

De acordo com a Apac, no balanço geral as reservas atingiram em torno de 15% de sua capacidade, o que ainda é pouco para a necessidade da região. Para a Agência, é importante haver o entendimento de que o Nordeste enfrentou seis anos de forte estiagem e apenas no início deste ano, principal de fevereiro a abril, está conseguindo acumular água de chuva. “O balanço geral do Sertão está em algo em torno de 15% a 20%. É bastante animador”, afirmou o presidente da Apac, Marcelo Asfora. “Mesmo quando chove na média (600 milímetros) não é suficiente. Mas, para aquela região, é uma grande contribuição.”

Ao todo, a Apac monitora no Estado 109 reservatórios com capacidade de acumulação acima de cinco milhões de metros cúbicos de água. Dentre eles, há conhecimento de que receberam uma quantidade expressiva de água as barragens Prata (Bonito, Agreste), com 33 milhões de metros cúbicos, atingindo 78% de sua capacidade; Pau Ferro (Quipapá, Mata Sul), que está vertendo; Salgueiro (Verdejante, Sertão), que está com 87% de sua capacidade; Nilo Coelho (Terra Nova, Sertão); Jazigo (Serra Talhada), que atingiu 100%; e Brotas (Afogados da Ingazeira), que também está vertendo. Jucazinho (Surubim, Agreste), que estava completamente seca, saiu de uma situação de zero para nove milhões de metros cúbicos.

Pesquisa no Blog

Rádio Web Acauã HD Full

Nosso Aplicativo

EM  TESTE...
Baixe Nosso aplicativo em:

 

 
BAIXAR

 

        

 

Link´s Para Rádio Web

     

Publicidade

 

 

 

 

Provedor de Internet em
Afogados da Ingazeira - PE