Honraria a dom Helder é criticada por "incoerência"

Resultado de imagem para dom fernando saburido

A concessão do título de patrono brasileiro dos Direitos Humanos a dom Helder Câmara, feita pelo presidente Michel Temer, na semana passada, por meio da sanção da Lei Federal 13.581/2017, tem sido alvo de críticas de setores ligados à Igreja e a entidades da sociedade civil.

As alegações não questionam se o religioso é ou não merecedor da honraria, mas, sim, a disposição de parlamentares e do Governo Federal em homenageá-lo ao mesmo tempo em que defendem pautas consideradas contrárias aos direitos humanos e aos interesses da maioria da população, como o teto de gastos que pode afetar as áreas de saúde e educação e as reformas trabalhistas e da Previdência. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, é um dos que engrossam a lista de contestadores da medida. Ele divulgou um artigo em que classifica a lei como "ambígua".

No texto, dom Fernando afirma que foi surpreendido com a sanção da matéria, cujo texto "é sucinto e não explicita motivações, nem consequências". Ele diz que "nenhum ato dessa natureza é neutro ou sem repercussões" e que a política está desacreditada "porque os políticos não primam pela coerência entre seu falar e o seu agir".

No trecho mais duro, o arcebispo demonstra estranhar que a homenagem a dom Helder tenha vindo de um governo que, segundo ele, esvaziou a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e que reduziu "substancialmente os gastos públicos em saúde e educação, deixando os milhões de pobres abandonados à própria sorte". na seção de Opinião.

Dom Fernando ainda afirma que "pensar em direitos humanos" é colocar-se em campo oposto à sujeição dos "trabalhadores a regras que lhes são contrárias e que retiram direitos adquiridos na Constituição de 1988". Ele também critica a Reforma da Previdência, afirmando que o Governo "pressiona de formas ilícitas para vê-la aprovada". O artigo na íntegra está na página 11 da edição desta quarta-feira (3) da Folha de Pernambuco, na seção de Opinião.

Pesquisa no Blog

Rádio Web Acauã HD Full

Nosso Aplicativo

EM  TESTE...
Baixe Nosso aplicativo em:

 

 
BAIXAR

 

        

 

Link´s Para Rádio Web

Android / iOS / Windows Phone

         

Publicidade

 

 

 

 

Provedor de Internet em
Afogados da Ingazeira - PE